Imagens do Povo

O Programa Imagens do Povo é um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho. Criado pelo Observatório de Favelas, alia a técnica fotográfica às questões sociais, registrando o cotidiano das favelas através de uma percepção crítica, que leve em conta o respeito aos direitos humanos e à cultura local. Os colaboradores da Agência Escola e do Banco de Imagens são em sua grande maioria formados pela Escola de Fotógrafos Populares.

Agência Escola
Prestação de serviços de cobertura fotográfica para clientes e parceiros. A Agência oferece os equipamentos necessários para a realização do trabalho, como câmeras e acessórios, computadores e acesso à internet, para os fotógrafos colaboradores.

Banco de Imagens
Acervo digital com imagens de aspectos variados do território brasileiro com enfoque na cobertura de temas sociais e do cotidiano em espaços populares em geral.

Galeria 535
Localizada na sede do Observatório de Favelas, no conjunto de favelas da Maré, a Galeria é um espaço exclusivo para a fotografia, apresentando uma programação artística de qualidade e gratuita, em uma região historicamente desfavorecida de equipamentos culturais.

Curso de Formação de Educadores em Fotografia
Complementar à Escola de Fotógrafos Populares, o curso apresenta aos alunos técnicas de ensino e conteúdo de nível avançado, formando potenciais agentes multiplicadores do ensino da fotografia em áreas populares.

Escola de Fotógrafos Populares
Criada em 2004 pelo fotógrafo João Roberto Ripper, a Escola oferece cursos regulares e de aperfeiçoamento fotográfico, tendo como princípio a inclusão visual. O curso regular tem duração de 10 meses e conta com a parceria da Universidade Federal Fluminense.

Oficinas de Pinhole
Realizada em parceria com escolas públicas e instituições, as Oficinas estimulam a criatividade e o olhar fotográfico de crianças e adolescentes. São apresentadas noções básicas para a construção de uma imagem fotográfica a partir de câmeras artesanais feitas com materiais alternativos, como latas recicladas ou caixas de fósforo.

Programa apoiado pelo Criança Esperança em 2011, o Imagens do Povo tornou-se Ponto de Cultura e recebeu o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro por meio do Edital Mídia Digital em 2010.

Prêmios conquistados
Faz Diferença, 2007 Jornal O Globo Cultura Nota 10, 2004 Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

O Imagens do Povo é um programa sem fins lucrativos e investe na formação, capacitação e inserção no mercado de trabalho dos fotógrafos. Para participar, você pode baixar papéis de parede, divulgar os Projetos, contratar a Agência, doar equipamentos e recursos e visitar a Galeria 535. Seja nosso parceiro.

Copyright Imagens do Povo. Todos os direitos reservados.

Endereco: Rua Teixeira Ribeiro, 535. Parque Mare - Mare - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 21044-251 - Tel: +55 (21) 3105-4599 ramal 207